[Sustentabilidade] - Banner Principal

SUSTENTABILIDADE

Boas práticas

Adotamos práticas mais sustentáveis, sobretudo na escolha de materiais: das joias às embalagens.

Grande parte das nossas joias, feitas e manuseadas artesanalmente pela nossa equipe e parceiros, são construídas com metal de reuso, tanto a prata de lei 925, quanto o ouro 24k. Ambos os metais são fornecidos pelo YBY Bank, banco brasileiro de metais de reuso, parte do Responsible Jewellery Council (RJC).

Apenas pequenos componentes, como soldas metálicas, banhos de acabamento ou correntes de pequeno porte não têm essa origem rastreada por um padrão de mercado - apoiamos iniciativas para avançamos juntos neste sentido.

Nossas gemas 100% naturais são fornecidas por parceiros, lapidários ou artistas selecionados pela nossa equipe, priorizando as pedras brasileiras sempre que possível. Além dos artistas ourives, apoiamos pequenos fornecedores que realizam um trabalho precioso de visita a produtores no Brasil e no mundo.

A reciclagem da prata, por exemplo, oferece uma alternativa mais limpa e eficiente em comparação à mineração convencional. Algumas vantagens incluem: a redução de resíduos, uma vez que menos extração significa menos rejeitos minerais; a economia circular, que promove o reaproveitamento de materiais, prolongando seu ciclo de vida; e a sustentabilidade, atendendo a demandas atuais sem comprometer os recursos para futuras gerações.

Desde o ano de 2024, quando iniciamos os testes, pilotos e peças da primeira coleção de Olindo Studio, nossa compra de metais (prata 1000) resultou em um relatório de impacto positivo. Dentre os destaques estão:

✶ evitamos que 25,18 metros quadrados (m²) de área fosse desmatada;
✶ evitamos a emissão de 0,08 tonelada de CO₂ (dióxido de carbono);
✶ evitamos ainda a remoção de 6,96 toneladas (t) de rocha.

Além disso, nossas embalagens são feitas em papel, reciclados ou recicláveis. A embalagem especial para joias, por exemplo, recebe um novo uso ao permanecer como uma escultura de papel decorativa. Já a nossa caixa básica, também feita em 100% papel, é reciclável e conta com compensação e com o selo eureciclo®. Abolimos o uso de espuma, couro ou tecido sintético desde o início, sendo o interior desta caixa feita com material orgânico e biodegradável, composto por bucha vegetal da espécie Luffa Cylindrica.

As caixas de transporte, por sua vez, usadas no envio das caixas menores compradas pelo site, integram o projeto Já Foi Sucata®: são feitas com papelão de base reciclada, 100% recicláveis, com impressão com tinta à base de água, produzidas com energia renovável e livres de laminação plástica.

Sabemos que temos muito o que fazer, sobretudo estimulando o setor a encontrar soluções conjuntas mais sustentáveis para as brechas de produção e rastreabilidade ainda existentes. Porém, ao investir em soluções mais sustentáveis, comprando de produtores e pequenas marcas, reconhecemos que ajudamos a financiar e a manter vivas iniciativas que, assim como Olindo Studio, desejam um futuro mais equilibrado para todas as pessoas.

Meio ambiente, cultura e comunidade LGBTQIAPN+

Além do compromisso com a sustentabilidade de materiais e processos, apoiamos iniciativas e projetos ligados à preservação ambiental, cultura e comunidade LGBTQIAPN+.

Desde 2025, contribuímos financeiramente com o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, localizados em Campos do Jordão (SP). Geridos pela ACAM Portinari, o museu e auditório são reconhecidos pelo fomento da cultura, através da música e artes plásticas, além da preservação do patrimônio ambiental da cidade, uma reconhecida Área de Proteção Ambiental (APA) da Mata Atlântica, na Serra da Mantiqueira paulista.

No pilar de apoio à comunidade LGBTQIAPN+, contribuímos financeiramente com a Casa 1, reconhecido centro de acolhida de jovens LGBTQIAPN+ , centro cultural e clínica de saúde mental, situado em São Paulo (SP). Desde 2017, este projeto da sociedade civil acolhe jovens, entre 18 e 25 anos, que foram expulsos pela família por suas orientações afetivas sexuais e identidade de gênero. O trabalho da Republica de Acolhida corre em paralelo às atividades do Centro Cultural e da Clínica Social, com todos os serviços ofertados gratuitamente.

[Rodape] Selos
[Rodape] Selos
[Rodape] Selos
[Rodape] Selos
[Rodape] Selos
Olindo Studio usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.