HISTÓRIA
Reencontro livre
Olindo nasce oficialmente em 2024, como uma marca autoral de joalheria brasileira, após um processo de maturação que levou alguns anos. Idealizada por Leandro Buarque em 2020, a marca surge da paixão do designer de 38 anos pela arte, pela brasilidade e pelas joias.
A partir do seu próprio olhar e desejo, Leandro propõe que as peças da marca sejam usadas por qualquer pessoa, independentemente do gênero. Além dos traços da nossa personalidade, convivemos com diferentes sentimentos, humor e desejos que podem ser traduzidos na forma como nos expressamos, na forma como nos relacionamos com o mundo, de forma complementar ao estilo de cada pessoa.
❛ Minhas peças favoritas, e que visto até hoje, foram encontradas fora da seção classificada como 'masculina'. Antes mesmo de qualquer tendência, queremos atender as pessoas que, assim como eu, gostam de joias e sobre como elas integram a nossa personalidade e a forma como nos expressamos, seja essa peça da cor que for, do tamanho que for e em que parte do corpo estiver. A joia pode ser parte de você, despertando sensações, sentimentos e trazendo alegria de alguma forma. ❜
Olindo parte do universo masculino do designer e no seu desejo de fazer joias atemporais e duradouras para todas as pessoas. A marca é uma homenagem à origem pernambucana da sua família, fazendo relação direta com o belo, com a beleza que cada pessoa percebe e sente.
❛ O mercado de joias é muito diversificado, repleto de designers contemporâneos incríveis, que superaram barreiras e que me inspiram muito. Quero contribuir para, de alguma forma, aproximar as pessoas da joalheria, ajudando a simplificar essa relação e, ao mesmo tempo, elevar ainda mais o nome do nosso país nesse segmento. Queremos oferecer peças mais sustentáveis com desenhos que eu mesmo buscava quando comecei a consumir esse tipo de produto. ❜
Quem faz
Apaixonado pelo Brasil, Leandro Buarque descende de uma família envolvida com a cultura e com a arte brasileira. Mesmo sem designers e artistas em seu círculo familiar próximo, desde criança se mostrava interessado pela estética, colecionando pedras e garimpando algumas joias na vida adulta.
Sempre buscou peças que trouxessem algum traço de personalidade, informalidade e estilo à etiqueta corporativa em que vivia até então. Os hobbies evoluíram e essa paixão do dia a dia cresceu, emergindo durante um período sabático na forma de uma marca autoral.
Jornalista de formação, Leandro resgatou seu interesse pela joalheria durante um período sabático em 2019, depois de cerca de 15 anos atuando no mercado corporativo. A partir daquele ano, enquanto ainda trabalhava como jornalista e relações públicas, se formou em 'Desenho de Joias', pelo Senac (SP), e em joalheria contemporânea pelo Núcleo Escola de Joalheria, ligado ao 'Núcleo Pesquisa e Desenvolvimento de Joalheria Contemporânea na América Latina.
As primeiras peças de Olindo, esboçadas depois da pandemia de 2020, seguem o estilo desenvolvido pelo designer durante sua imersão no universo da joalheria contemporânea. Seu primeiro anel foi batizado de 'Armadura'. A peça já traduzia parte da essência da marca, que vê uma joia como uma extensão da nossa personalidade e que, por consequência, carrega suas marcas, suas cicatrizes e, claro, sua beleza.
Leandro enquadra sua produção dentro do estilo contemporâneo, que abraça diferentes materiais, incluindo aqueles caraterísticos da joalheria clássica. A primeira referência do designer foi, justamente, a joalheria tradicional presente em peças de família com as quais convivia.
Preocupado com a sustentabilidade, agenda com a qual trabalhou anteriormente, procura inserir cada vez mais suas escolhas e compromissos pessoais na sua produção joalheira. A paixão pelas pedras é outra característica das suas peças, sobretudo as de origem brasileira, assim como a textura e oxidação provocada nos metais, como uma marca do tempo em uma joia atemporal e livre de rótulos.
❛ A definição de joia é muito subjetiva, similar à arte. Mas tem coisas que não mudam, a exemplo da forma como nos sentimos diante de peças feitas para durar, produzidas à mão e com propósito. Muito além de um diferencial, esse costuma ser um caminho mais seguro para um estilo atemporal, único e verdadeiro. Sobretudo numa época em que temos um pouco mais liberdade para nos vestir como gostamos, é um privilégio poder fazer moda nacional, de forma mais sustentável, e valorizando nossas gemas e artistas ourives. ❜